Action items/Para a Unimestre: Liberte o JavaScript

From LibrePlanet
Jump to: navigation, search


Sugira à empresa Unimestre, para que libertem o JavaScript presente no sistema acadêmico Unimestre.

Adfeno enviou a mensagem-modelo para eles, o modelo é apresentado abaixo. A empresa em questão pode ser contatada via formulário ou via e-mail (unimestre@unimestre.com).

Eis a mensagem-modelo:

Favor repassar à área técnica competente.

Olá, tendo em vista os recentes escândalos envolvendo fraudes e comportamentos indesejados envolvendo programas de computador (software) não livres, venho através desta mensagem sugerir que tomem as ações necessárias para que visitantes do sistema acadêmico Unimestre --- nas mais diversas instituições de ensino --- tenham suas liberdades essenciais respeitadas. Isso é necessário pois, atualmente, o Unimestre obriga a sociedade a usar um programa de computador (software) não livre, e de forma automática.

Parágrafo técnico: O programa em questão é entregue ao visitante via JavaScript.

Um programa de computador existe graças a uma "receita" que alguém escreveu --- similar a uma receita de bolo. Porém, o computador é capaz apenas de entender 0s e 1s, por isso quem escreveu a receita geralmente "traduz" para algo que o computador entenda. Todavia, apesar do computador entender aquilo, ele nunca questiona, por isso as ordens dadas a ele podem estar erradas, ou fazer coisas que o visitante/usuário não concorde. Para piorar, quem recebe o resultado (esse conjunto de 0s e 1s) não consegue entender o que aquilo faz. Assim, para a sociedade, os programas de computador possuem duas possibilidades de controle: (a) a sociedade o controla, através do controle coletivo; (b) ele é controlado por um terceiro que não seja o visitante/usuário.

Todavia, este não é o único problema dos programas de computador que pode afetar a sociedade pois, mesmo que haja transparência através da disponibilização da receita completa e correspondente, o próprio programa de computador precisa entregar à sociedade as liberdades de: uso do original e das adaptações; estudo e adaptação; compartilhamento e venda de cópias do original; e compartilhamento e venda de cópias das adaptações. É apenas quando todas estas liberdades são entregues que a sociedade pode exercer controle colaborativo, podendo até contribuir para o aprimoramento do original.

Estas liberdades são garantidas por meio dos seguintes passos: 1. Uma licença; 2. Em determinado local visível ao visitante/usuário, um notificação de que tal parte do trabalho está sob tal licença; 3. Onde ou como adquirir a receita completa e correspondente.

Parágrafo técnico: No caso do JavaScript, partes desses passos podem ser feitos de forma alternativa.

O problema é que, ao menos na versão 2.17.1.2106, que afeta pelo menos a Faculdade Avantis --- que por consequência os funcionários, os quase 20.000 acadêmicos espalhados pelo mundo e seus parentes ---, nenhum destes passos é preenchido.

Assim, sugere-se contato com grupo LibrePlanet Brasil para que este problema seja resolvido, inclusive com o auxílio técnico e voluntário de algum dos membros do grupo mencionado.

Para se inscrever na lista de discussão do grupo (recomendável), acesse: http://lists.libreplanet.org/mailman/listinfo/libreplanet-br

Para entrar em contato com o grupo, envie um e-mail para libreplanet-br@libreplanet.org. Caso não esteja inscrito na lista, favor observar isto na mensagem.