Group: Defective by Design/DRM flyer translation/ptpt

From LibrePlanet
< Group:Defective by Design‎ | DRM flyer translation
Revision as of 11:06, 4 July 2017 by Tiagoepifanio (talk | contribs) (flyer-back)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

Translation (Tradução)

File:Drm-flyer-pt-PT.zip

flyer-front

Gestão de Restrições Digitais: controlo e vigilância.

DRM é software proprietário que restringe artificialmente o que você pode fazer com os seus ficheiros multimédia. É o que o impede de partilhar uma música, gravar uma transmissão de vídeo ou jogar offline um jogo single-player.

Limita a sua liberdade de utilizar e partilhar os seus ficheiros totalmente, tornando-os "defective by design" (defeituosos na concepção).

A maioria das tecnologias DRM espia o que você faz no seu computador, por vezes enviando até dados para os servidores dos seus proprietários.

Pior ainda, DRM possibilita a queima digital de livros - remoção remota de conteúdos dos nossos dispositivos em larga escala.

Se quisermos evitar um futuro no qual os nossos aparelhos monitorizam e controlam a nossa interação com os conteúdos digitais, temos de lutar para preservar o controlo dos nossos conteúdos e software. Envolva-se em defectivebydesign.org.

flyer-back

Em 2009, a Amazon removeu remotamente milhares de cópias de 1984, de George Orwell, um livro sobre um futuro distópico em que ditadores controlam toda a comunicação. Irónico.

Uma lei norte-americana chamada DMCA torna ilegal a remoção de DRM dos ficheiros utilizando ferramentas disponíveis online, tornando uma grande parte da população comum, tecnicamente, criminosa. Agora, muitas tentam espalhar essas leis pelo mundo.

Netflix, Microsoft e outras defensoras de DRM pressionam organismos de normalização para que introduzam DRM na própria estrutura da Internet para que o controlo se torne mais fácil.

DRM existente no leitor de livros digitais Kindle, da Amazon, informa a empresa de cada página lida pelo utilizador, sempre que se liga à rede.