LP-BR-ES/Eventos/SFD Viana 2013
Página para divulgação do Software Freedom Day Viana 2013, realizado na cidade de Viana, ES.
Contents
- 1 O que é o evento?
- 2 Quem organiza?
- 3 Para quem o evento é direcionado?
- 4 Quando e onde é o evento?
- 5 Inscrição
- 6 Programação
-
7 Palestras
- 7.1 Projeto GNU e três décadas de trabalho
- 7.2 #ProtestoES: Mineração de Dados e Cartografia de Perspectivas na Internet
- 7.3 Dados Abertos e e-Democracia
- 7.4 Apropriação tecnológica, software livre e movimentos sociais.
- 7.5 Blender Logic Bricks: Introdução à programação de jogos com Blender 3D.
- 7.6 Núcleo de Cidadania Digital, um programa de inclusão sociodigital
- 8 Links externos
O que é o evento?
O Software Freedom Day, ou Dia da Liberdade de Software, é uma celebração anual que ocorre simultaneamente em centenas de cidades do mundo. Em 2013 acontece no dia 21 de setembro, um sábado. É um dia para celebrar a utilização de softwares livres, e de compartilhar conhecimento entre diferentes públicos. De forma autônoma, equipes multidisciplinares se reúnem e organizam o SFD em suas cidades.
Durante o evento, são realizadas atividades diversas, como palestras, minicursos, oficinas, install fests, e exibição de filmes com a temática do evento. Também é um momento para se fazer trocas de contatos e articulações, visando futuras parcerias, e reuniões de grupos de usuários específicos. É, sobretudo, um momento para celebrar a liberdade de conhecimento.
No estado do Espírito Santo, foi organizado um Software Freedom Day no município de Viana, no bairro Marcílio de Noronha.
A construção e proposição de atividades do SFD é aberta a todos e a todas.
Quem organiza?
O SFD é um evento internacional, mantido pela Software Freedom International (SFI). Este grupo oferece suporte a grupos voluntários locais que organizam o evento em suas regiões.
Em Viana, a organização do evento é feita pelo LibrePlanet Espírito Santo, pelo Grupo de Usuários Debian Espírito Santo, pelo NCD - Núcleo de Cidadania Digital - Ufes, com apoios do Labic / Ufes e da Prefeitura de Viana.
Para quem o evento é direcionado?
O evento é direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral, de usuários a desenvolvedores, que se interessam não só pelas questões técnicas, mas pelas implicações sociais e éticas que as novas tecnologias trazem para a sociedade em que vivem.
O evento não terá um enfoque técnico, portanto conhecimento prévio não será necessário. Se você é um ser humano, cidadão, que vive em sociedade e tem acesso rotineiro a um computador, esse evento será de grande utilidade para você refletir sobre que tipo de Software você põe ou deixa de colocar na sua máquina. :-)
Quando e onde é o evento?
O Software Freedom Day Viana acontece no bairro Marcílio de Noronha, numa estrutura montada no 'Campo de Futebol do Democrata', como parte de uma 'Ação Integrada pela Cidadania', evento público destinado a prestação de serviços à população.
Quando: Sábado, 21 de Setembro de 2013, a partir das 9h.
Inscrição
Evento gratuito e aberto ao público, sem inscrições prévias.
Programação
Horário | Apresentação | Palestrante(s) |
---|---|---|
9:00 | Abertura | Organização |
9:30 | Projeto GNU e três décadas de trabalho | Albino B Neto |
10:20 | #ProtestoES: Mineração de Dados e Cartografia de Perspectivas na Internet | Fábio Malini |
11:10 | Dados Abertos e e-Democracia | Gustavo Rocha |
12:00 | Blender Logic Bricks: Introdução à programação de jogos com Blender 3D | Johnson Sudré |
12:50 | Apropriação tecnológica, software livre e movimentos sociais | Guinê Ribeiro |
13:40 | Núcleo de Cidadania Digital, um programa de inclusão sociodigital | Héglio Ráines |
14:30 | Encerramento | Organização |
Palestras
Projeto GNU e três décadas de trabalho
Palestrante: Albino B Neto
Resumo: História do projeto GNU, as 4 Liberdades do Software Livre, GNU e Linux, Onde estamos e Queremos chegar, e Privacidade.
Mini-currículo: Albino B Neto, graduando em Sistemas de Informação, apaixonado por tecnologia, GNU/Linux e Software Livre. Tento contribuir em diversos projetos de Software Livre. Para mim o Software Livre é a única forma para disseminar o conhecimento tecnológico e a inclusão digital. “Qualquer Software Livre é melhor que qualquer software proprietário. Porque ele é livre.”
#ProtestoES: Mineração de Dados e Cartografia de Perspectivas na Internet
Palestrante: Fábio Malini
Resumo: Capacitar os participantes no uso de programas que atuam na extração, processamento e análise de dados. Para isso, o objeto da capacitação estará focado na utilização do software Gephi para extrair dados públicos de redes sociais.
Sobre o palestrante: Fábio Malini é midiativista, blogueiro, possui Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ) e é professor no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Labic - Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura. Recentemente publicou o livro A Internet e a Rua, à venda nas livrarias.
Dados Abertos e e-Democracia
Palestrante: Gustavo Rocha Pereira de Souza
Resumo: Uma breve explicação sobre o que são dados abertos e suas leis, princípios, aplicações e como eles ajudam e podem ajudar ainda mais a construir uma democracia melhor sem precisar sair do sofá.
Sobre o palestrante: Gustavo Rocha Pereira de Souza é programador e desenvolvedor web autodidata, com 4 anos de mercado. Apaixonado por tecnologia da informação e dados, atualmente presta serviços como freelancer em áreas como mineração e análise de dados, desenvolvimento de aplicações web e programação.
Apropriação tecnológica, software livre e movimentos sociais.
Palestrante: Guinê Ribeiro
Sobre o palestrante: Lourenço Ribeiro filho conhecido como Guinê Ribeiro e militante do movimento social negro a cerca de 20 anos, e também atuante nos movimentos artístico-cultural da região norte e nordeste. Com experiência comprovada em ações com crianças, jovens e comunidades quilombolas em várias partes do pais.
Atualmente atuando como articulador da Rede Mocambos na região norte, nordeste e sudeste, discutindo sobre cultura digital e apropriação tecnológica nas comunidades quilombolas e indígenas.
Também atuando em movimentos de software livre, com grande experiência em utilização de sistemas operacionais, edição de áudio, vídeo, imagem, mapas, meta-reciclagem e transmissão de eventos pela internet.
Blender Logic Bricks: Introdução à programação de jogos com Blender 3D.
Palestrante: Johnson Sudré
Resumo: Apresentar e experimentar os recursos de programação visual que o software oferece, produzindo um rascunho de jogo 3D.
Sobre o palestrante: Johnson Sudré Januário é sócio fundador da Estudio Gaba. Iniciou seus trabalhos com computação gráfica em 1996. É desenhista técnico com vasta experiência em modelagem em 3D, é técnico em processamento de dados pelo Centro Capixaba de Informática, e também cursou Geomática no CEFETES-Vitória e História pelo Cesat.
Núcleo de Cidadania Digital, um programa de inclusão sociodigital
Palestrante: Héglio Raines
Resumo: Será apresentada a experiência do Núcleo de Cidadania Digital - NCD no combate a exclusão sociodigital, destacando-se as dificuldades e os sucessos encontrados pelo programa em seus 8 anos de existência.
Sobre o palestrante: Héglio Ráines Silva Muniz é graduando de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Há cerca de três anos atua como Diretor Gestor do Núcleo de Cidadania Digital, programa de Extensão da UFES que atua de forma a combater a exclusão sociodigital no Espírito Santo.