LP-BR-SP/Eventos/DFD Campinas 2013

From LibrePlanet
Jump to: navigation, search

Página para organização do Document Freedom Day 2013, a ser realizado em Campinas, SP.

A lista de tarefas e página de organização do evento foi movida da wiki. Acompanhe as últimas novidades pelo pad.

Inscrições abertas! Para poder ter acesso ao local do evento, é necessário inscrever-se. Mas não se preocupe: o evento é gratuito.

O que é o evento?

O DFD é um evento anual que ocorre mundialmente na última quarta-feira do mês de Março. Neste ano, ele irá acontecer no dia 27 de Março, e tem como objetivo fomentar a divulgação, discussão e utilização de tecnologias livres e padrões abertos.

Quem organiza?

Sua organização macro fica a cargo da Free Software Foundation Europe, o braço europeu da Free Software Foundation, organização criada por Richard M. Stallman para fomentar a utilização de Software Livre.

Em cada região de cada país, a organização de eventos locais (como este que ocorrerá em Campinas) fica por conta de grupos interessados. No caso de Campinas, quem está organizando é o grupo LibrePlanet São Paulo, contando com o apoio do Rubens Queiroz de Almeida e do CCUEC (Unicamp).

Para quem o evento é direcionado?

Se você já se perguntou o que aconteceria se a suíte de office proprietária mais utilizada no mundo de repente não fosse mais produzida ou mantida (como você iria abrir aquele documento importante se não tiver mais este software específico disponível?), ou se já questionou-se sobre os rumos que a Web está tomando ao adotar o HTML5, então este evento é para você! Mas se você nunca parou pra se perguntar essas coisas, então este evento é ainda mais para você!!

É hora de assumirmos as rédeas digitais e dizer em alto e bom tom que queremos que as empresas respeitem nosso direito à liberdade, à privacidade, e a escolher de que modo vamos transmitir e armazenar informações importantes para cada um. E o DFD existe exatamente para propôr que essa discussão seja realizada de modo amplo e consciente.

Também gostaríamos muito de convidar pessoas ligadas a empresas (funcionários, presidentes, donos) que queiram discutir a respeito da adoção de padrões abertos interna e externamente.

Quando e onde é o evento?

O evento será realizado no dia 27 de Março de 2013, quarta-feira, das 13h às 17h, no Auditório do CCUEC.

É muito importante salientar que é necessário inscrever-se para poder ter acesso ao CCUEC. Mas não se preocupe: o evento será gratuito.

Palestras

O evento terá 4 palestras, com assuntos envolvendo Software Livre e padrões abertos.

O que é Software Livre?

Palestrante: Sergio Durigan Junior

Resumo: A palestra irá cobrir os principais tópicos que fazem parte da definição de Software Livre. A história de Richard M. Stallman, a fundação da Free Software Foundation e do Projeto GNU, as 4 liberdades fundamentais, a diferenciação entre Software Livre e Open Source, e a moralidade e ética envolvidas na utilização de um Software Livre serão assuntos cobertos pela palestra. Um pouco da experiência pessoal do palestrante também será mencionada.

Mini-currículo: Sergio Durigan Junior é membro-fundador do LibrePlanet São Paulo. Utiliza Software Livre e GNU/Linux desde 1998, e já fez (ou ainda faz!) parte de diversos grupos de fomento ao Software Livre e à liberdade. Trabalha atualmente na Red Hat, na área de depuradores, desenvolvendo o GNU Debugger (GDB), o depurador livre do Projeto GNU.

Padrões livres ou o fim do mundo

Palestrante: Rubens Queiroz de Almeida

Resumo: A adoção de formatos proprietários para criação de documentos expõe a nossa civilização a um processo de extinção em massa de nossos conhecimentos. Esta palestra aborda em profundidade as vantagens de se usar formatos abertos e livres para criação de documentos e apresenta o rico ecossistema existente em torno da padrão ODF (Open Document Format).

Mini-Currículo: Engenheiro eletricista, trabalha no Centro de Computação da Unicamp desde 1988. Grande experiência em sistemas operacionais Unix e derivados, protocolos TCP/IP e aplicativos, tecnologias Web, desenvolvimento de intranets. Experiente instrutor e palestrante, com participação em diversos simpósios e eventos no Brasil e no exterior. Mantém diversos sites Web, entre os quais o Dicas-L, voltado para profissionais de Informática , IDPH, com foco no desenvolvimento do potencial humano, Aprendendo Inglês para desenvolvimento da habilidade de inglês para leitura e Contando Histórias.

Slides: ODF, pdf

HTML5: Todos as faces do novo padrão

Palestrante: Ricardo Panaggio

Resumo: Essa palestra dá uma boa introdução sobre HTML 5, falando de cada umas das frentes em que o padrão foi melhorado da versão anterior: semântica, armazenamento offline, acesso a dispositivos, conectividade, multimídia, gráficos e efeitos 3D, desempenho, integração e também um pouco de CSS3. Se você ainda não sabe muito bem o que mudou e do que você já pode se beneficiar do novo padrão, venha trocar ideia s sobre o que há de mais novo em termos de padrões para desenvolvimento web.

Mini-Currículo: Ricardo Panaggio é membro-fundador do LibrePlanet São Paulo. Desenvolve para Web há mais de 10 anos e é Representante da Mozilla. Acompanha o desenvolvimento do Firefox OS e da Mozilla desde seu estágio embrionário. Já ministrou diversas palestras e cursos sobre Web standards, HTML 5, Javascript, bibliotecas Javascript e outros assuntos correlatos. Atualmente desenvolve aplicações Web e móveis usando apenas tecnologias Web, se valendo sempre que possível das novas Web APIs.

Slides: HTML5

EPUB3: O livro no século XXI

Palestrante: Raniere Silva

Resumo: EPUB3 é um padrão aberto para livros digitais (ou ebooks). Além de uma boa introdução técnica sobre EPUB3 (incluindo algumas mudanças em relação ao EPUB2), essa palestra também aborda versões proprietárias do EPUB3 e o uso de DRM.

Mini-Currículo: Raniere Silva e membro-fundador do LibrePlanet São Paulo e graduando em Matemática Aplicada pela UNICAMP. Há 4 anos utiliza o LaTeX e há 1 ano acompanha o desenvolvimento dos padrões HTML5 e EPUB3. Além de gostar de programar, possui interesse em padrões abertos, dados abertos e tipografia.

Slides: pdf.

Histórico

A edição de 2011 foi organizada pelo JS, e contou com 3 palestras, incluindo uma do próprio JS e uma do Panaggio. A terceira foi cancelada e quem apresentou algo no lugar foi o próprio JS.

Em 2012 não rolou nada em Campinas.

Organização

Membros do LP-BR-SP que estão envolvidos com esse evento:

Links externos