LP-BR-SP

From LibrePlanet
Jump to: navigation, search

Página principal da wiki do Grupo LibrePlanet São Paulo.

Página do Grupo

Desde meados de 2014 estamos mantendo uma máquina própria, junto aos outros LibrePlanets do Brasil, em que servimos a nossa página web e oferecemos diversos serviços baseados em Software Livre, como xmpp (Jabber), GNU Social e MediaGoblin, de forma de oferecer instâncias de sistemas federados como alternativa aos grandes conglomerados de SaaS proprietários.

Veja mais informações na nossa página.

Atividades

As atividades atuais desenvolvidas pelo Grupo LibrePlanet São Paulo encontram-se divididas em três categorias:

  • Encontros,
  • Nights, e
  • Eventos.

Dê uma olhada em nossa agenda de atividades, é lá que colocamos todas as datas e informações sobre os eventos que irão ocorrer.

Mais categorias podem ser adicionadas sem problema algum. Proponha outras!

Encontros

São realizados com frequência (seja semanal, quinzenal, mensal, ...) e aberto a quem quiser participar.

Nestes encontros são feitos anúncios internos (e externos), debates filosóficos e técnicos e troca de ideias sobre o movimento (e também sobre alguns softwares).

A seguir uma lista dos encontros realizados:

  • LibreBar, semanalmente com data a ser definida no canal do grupo. Até agora, todos aconteceram numa sexta-feira, que portanto virou o dia extraoficial do evento.

Nights

São realizados esporadicamente (preferivelmente com frequência mínima mensal) e decorrem das necessidades técnica dos membros.

Neste grupo encontram-se:

  • Install Nights: voltados para a instalação de um ou mais softwares livres (incluindo algum sistema operacional). Veja a atual lista de ideias para futuros Install Nights e sugira datas para os eventos já listados e novas ideias.
  • Config Nights: voltados para a configuração de um ou mais softwares livres. Os Config Nights diferem dos Install Nights no foco: aqui, o foco é compartilhar configurações, e não simplesmente instalar algo. Veja a atual lista de ideias para futuros Config Nights e sugira datas para os eventos já listados e novas ideias.
  • Hack Nights: voltados para a criação de um software ou modificação de algum já existente. Veja a atual lista de ideias para futuros Hack Nights e sugira datas para os eventos já listados e novas ideias.

Como é possível observar, há várias intersecções entre os eventos; não há uma separação clara entre eles. Se tiver uma ideia melhor de como organizá-los em subgrupos, ou um nome melhor para colocá-los todos no mesmo grupo, entre em contato.

Eventos

Página principal: Eventos do LibrePlanet São Paulo

São voltados principalmente para não-membros. Algumas vezes esses eventos são organizados unicamente por membros do Grupo LibrePlanet São Paulo e em outras em conjunto com não-membros. Alguns eventos não são organizados pelo Grupo LibrePlanet São Paulo mas apoiamos por participar e ajudar na sua realização.

Alguns eventos em destaque atualmente: