LP-BR-SP/Eventos/SFD Campinas 2013

From LibrePlanet
Jump to: navigation, search

Página para divulgação do Software Freedom Day 2013, a ser realizado em Campinas, SP.

O que é o evento?

O Software Freedom day é um evento mundial de celebração e divulgação da filosofia do Software Livre e do Open Source. O evento busca promover e incentivar o uso de Software Livre, levando em conta não apenas o diferencial técnico, mas os princípios éticos que tornam este tipo de software uma melhor opção do que as amarras presentes em tecnologias proprietárias.

Neste ano, em Campinas, teremos uma sala em uma das faculdades da UNICAMP e faremos uma série de palestras e apresentações sobre diversos temas relacionados ao Software Livre.

Quem organiza?

O SFD é um evento internacional, mantido pela Software Freedom International (SFI). Este grupo oferece suporte a grupos voluntários locais que organizam o evento em suas regiões.

Em Campinas, a organização do evento está sendo feita pelo LibrePlanet São Paulo.

Para quem o evento é direcionado?

O evento é direcionado para usuários e entusiastas de tecnologia em geral, de usuários a desenvolvedores, que se interessam não só pelas questões técnicas, mas pelas implicações sociais e éticas que as novas tecnologias trazem para a sociedade em que vivem.

O evento não terá um enfoque técnico, portanto conhecimento prévio não será necessário. Se você é um ser humano, cidadão, que vive em sociedade e tem acesso rotineiro a um computador, esse evento será de grande utilidade para você refletir sobre que tipo de Software você põe ou deixa de colocar na sua máquina. :-)

Quando e onde é o evento?

Onde: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), na UNICAMP Sala FE02, bloco F.

Quando: Sábado, 21 de Setembro de 2013, das 9h às 17h50min.

Preço: R$ 0,00 (de graça! Mas lembre-se de se inscrever!)

Mapa: clique aqui

Inscrição

Apesar de o evento ser gratuito, pedimos encarecidamente para que você efetue uma "inscrição", apenas para termos um controle mínimo de quantas pessoas estão planejando vir. É só enviar um e-mail para o seguinte endereço:

  • <sfd-2013-eu-vou (at) sergiodj (dot) net>

(Troque o (at) por @ e o (dot) por ponto).

Não precisa escrever nada no e-mail, nem no título. É apenas para podermos contabilizar as pessoas mesmo! Também é importante frisar que o envio da mensagem não significa que você é obrigado a participar do evento. Entretanto, pedimos que você faça essa "inscrição" apenas se realmente pretender fazer o possível para comparecer :-).

Almoço e Coffee Break

Conseguimos um desconto de 5% (ou desconto de 50% no suco de laranja) para os participantes do evento que almoçarem no restaurante Bardana! Ele fica a aproximadamente 700 metros do local do evento, e iremos todos juntos para lá. Para saber onde fica, clique aqui.

Além disso, teremos agora um coffee break conjunto com o Upstream, o outro evento de Software Livre que ocorrerá no mesmo local. E no final, é claro, teremos uma surpresa, e o bar pra confraternização!

Programação

Não, não é desenvolvimento de software. É só a grade de palestras :)

Horário Apresentação Palestrante(s)
09h Abertura + LibrePlanet São Paulo + O que é Software Livre? Sergio Durigan Junior
10h Padrões livres ou o fim do mundo Rubens Queiroz de Almeida
11h Cultura Hacker e Desenvolvimento de Software Livre na tensão entre liberdade e segurança Matheus Guimarães Mello
11h30min Almoço
13h Software Livre para uma rede livre Jorge Stolfi
14h Software Livre e Segurança Eleitoral Diego Aranha
15h A (falsa) liberdade da mobilidade Ricardo Panaggio
15h30min Coffee Break
16h GNU: 30 anos de luta por software obediente ao usuário Alexandre Oliva
17h
17h50min Encerramento LibrePlanet São Paulo

Palestras

O que é Software Livre?

Palestrante: Sergio Durigan Junior

Resumo: A palestra irá cobrir os principais tópicos que fazem parte da definição de Software Livre. A história de Richard M. Stallman, a fundação da Free Software Foundation e do Projeto GNU, as 4 liberdades fundamentais, a diferenciação entre Software Livre e Open Source, e a moralidade e ética envolvidas na utilização de um Software Livre serão assuntos cobertos pela palestra. Um pouco da experiência pessoal do palestrante também será mencionada.

Mini-currículo: Sergio Durigan Junior é membro-fundador do LibrePlanet São Paulo. Utiliza Software Livre e GNU/Linux desde 1998, e já fez (ou ainda faz!) parte de diversos grupos de fomento ao Software Livre e à liberdade. Trabalha atualmente na Red Hat, na área de depuradores, desenvolvendo o GNU Debugger (GDB), o depurador livre do Projeto GNU.

Padrões livres ou o fim do mundo

Palestrante: Rubens Queiroz de Almeida

Resumo: A adoção de formatos proprietários para criação de documentos expõe a nossa civilização a um processo de extinção em massa de nossos conhecimentos. Esta palestra aborda em profundidade as vantagens de se usar formatos abertos e livres para criação de documentos e apresenta o rico ecossistema existente em torno da padrão ODF (Open Document Format).

Sobre o palestrante: Engenheiro eletricista, trabalha no Centro de Computação da Unicamp desde 1988. Grande experiência em sistemas operacionais Unix e derivados, protocolos TCP/IP e aplicativos, tecnologias Web, desenvolvimento de intranets. Experiente instrutor e palestrante, com participação em diversos simpósios e eventos no Brasil e no exterior. Mantém diversos sites Web, entre os quais o Dicas-L, voltado para profissionais de Informática , IDPH, com foco no desenvolvimento do potencial humano, Aprendendo Inglês para desenvolvimento da habilidade de inglês para leitura e Contando Histórias.

Slides: ODF, pdf

Cultura Hacker e Desenvolvimento de Software Livre na tensão entre liberdade e segurança

Palestrante: Matheus Guimarães Mello

Resumo: Apresentarei uma breve contextualização histórica e política dos movimentos que valorizam a liberdade de compartilhamento a partir das transformações sociais que ocorreram nas últimas décadas. O surgimento de uma ética hacker (isto é, a motivação do trabalho pela paixão e pela necessidade de compartilhar) pode ser generalizada para o contexto mais geral do mundo do trabalho (onde condições precárias são justificadas por uma ética do lucro como fim em si mesmo)? Em que sentidos a criatividade se torna um requisito fundamental no mundo contemporâneo, mas é cada vez menos estimulada ou até desencorajada? Não pretendo ter a ambição de apresentar todas as respostas mas sim de impulsionar uma reflexão "em código aberto" de minha pesquisa.

Sobre o palestrante: Matheus Guimarães Mello é mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, tendo cursado período sanduíche na Universidade Estadual de Campinas. Foi editor-coordenador da revista Senso Comum, revista da graduação em Ciências Sociais da UFG e faz parte do grupo LibrePlanet São Paulo. Atualmente desenvolve a pesquisa intitulada "Identidade Hacker e cultura do trabalho de desenvolvedores de Software Livre.

Software Livre para uma rede livre

Palestrante: Jorge Stolfi

Resumo: Nos seus 20 anos de existência pública, a internet tornou-se um veículo extraordinário para a informação e libertação humana no mundo todo. Infelizmente, esse legado hoje está seriamente ameaçado por grandes interesses econômicos e políticos, que a atacam em várias frentes. A internet como a conhecemos, livre e igualitária, corre sério risco de morrer --- e ser substituída por uma internet tão controlada, oligopolizada e excludente quanto a televisão convencional. Nesta palestra procurarei enumerar os direitos humanos que dependem da internet livre, e as origens dos ataques que está sofrendo. Em seguida tentarei sugerir um plano de defesa contra esses ataques. Além de princípios filosóficos cardinais e legislação voltada para o usuário, ingredientes essenciais para esse plano são a variedade, descentralização e independência dos nós e conexões --- que só o software livre pode proporcionar.

A (falsa) liberdade da mobilidade

Palestrante: Ricardo Panaggio

Resumo: Desde que a humanidade começou a se comunicar por telefone, em especial com o surgimento de dispositivos telefônicos móveis e mais recentemente de "smart"phones, um sentimento de liberdade se apoderou das pessoas. Mas esse é um dos meios de comunicação menos livres que podemos imaginar. Nessa palestra, você irá saber de muitos dos problemas da telefonia móvel (desde protocolos e infraestrutura até o sistema operacional que roda nos dispositivos, passando por aplicativos, suas respectivas lojas e kits de desenvolvimento), e como se livrar deles (em geral, usando software livre e padrões abertos, claro) com o que temos hoje.

Sobre o palestrante: Ricardo Panaggio é membro-fundador do LibrePlanet São Paulo. Entusiasta de tecnologia, acompanha o desenvolvimento de tecnologias móveis desde o surgimento do primeiro "smart"phone. Ativista pela liberdade, vive falando de liberdade, software livre e padrões abertos por aí. Atualmente em conflito interno, por incompatibilidades entre sua ânsia por novas tecnologias e sua vontade muito maior de se manter livre.

Software Livre e Segurança Eleitoral

Palestrante: Diego Aranha

Resumo: O sistema de votação eletrônica utilizado no Brasil é dos mais opacos no mundo, tanto do ponto de vista do processo de desenvolvimento empregado quanto da possibilidade de verificação independente de resultados por eleitores ou fiscais. Ainda assim, diversas vulnerabilidades puderam ser detectadas durante participação de equipe da UnB nos Testes Públicos de Segurança organizados pelo TSE, com impacto considerável no anonimato e destinação dos votos. Esta palestra tem como objetivo sugerir formas em que a comunidade de software livre pode contribuir para aprimorar a segurança do processo eleitoral, a partir de intervenção simples em um dos poucos pontos de transparência disponíveis: a totalização dos votos.

Sobre o palestrante: É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2005), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi doutorando visitante por 1 ano na Universidade de Waterloo, Canadá, e hoje atua como Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Criptografia e Segurança Computacional, com ênfase em implementação eficiente de algoritmos criptográficos e projeto de primitivas criptográficas para fornecimento de anonimato computacional. Foi coordenador da primeira equipe de investigadores independentes capaz de detectar e explorar vulnerabilidades no software da urna eletrônica em testes controlados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

GNU: 30 anos de luta por software obediente ao usuário

Palestrante: Alexandre Oliva

Resumo: Em 2013, o sistema operacional GNU completa 30 anos com milhões de usuários que jamais ouviram falar dele nem de por que foi criado. Essa ignorância induzida e generalizada favorece muitas ameaças à intimidade e ao controle de nossos próprios dispositivos computacionais, reforçando os problemas sociais que o GNU nasceu para combater. Vamos celebrar esses 30 anos de luta trazendo à luz esses problemas e suas soluções?

Sobre o palestrante: Alexandre Oliva é ativista pela liberdade de software e pelo Software Livre; fundador e conselheiro da FSFLA, Fundação Software Livre América Latina; mantenedor do GNU Linux-libre, uma versão do núcleo Linux sem as armadilhas privativas de liberdade presentes na versão original; co-mantenedor da GNU libc e de porções do GCC e GNU binutils; co-autor do livro A Revolução do Software Livre, publicado pela Comunidade Sol; colunista da Revista Espírito Livre; engenheiro de compiladores livres na Red Hat Brasil; Engenheiro de Computação e Mestre em Ciência da Computação formado na Unicamp.

Links externos