Group: LibrePlanet Brasil

From LibrePlanet
Jump to: navigation, search


LibrePlanet
Founding Documents

Founding Documents.png

So that the name 'LibrePlanet' is strongly associated with a clear goal, and so individual groups can cooperate and collaborate effectively, all LibrePlanet participants agree with this set of founding principles:

Add this box to your profile page to indicate you support these documents and agree to work in accordance with LibrePlanet's Mission Statement and Code of Conduct.

Simply add the following line to your user page:

{{Founding Documents}}





Introdução

Grupo nacional de ativismo, incluindo conscientização/educação, divulgação, exigência e fomento do software livre e de seus verdadeiros objetivos, de forma prioritária. Criado devido à ausência de organização ativa de peso em prol do movimento no Brasil.

Estruturalmente, este grupo seria uma representação brasileira da Fundação Software Livre América Latina. Todavia, esta grupo não exclui a importância das demais organizações, pois serve como forma de agregação e divulgação nacionais, para que os demais grupos auxiliem localmente.

Sugere-se que a concentração das atividades no Brasil ocorra usando primariamente os recursos deste grupo, para que os demais membros, também pertencentes a grupos locais, tomem ações similares.


Participe

  • Insira {{User BR}} ou [[Member of group::Group:LibrePlanet Brasil]] na sua página de usuário.
  • Inscreva-se em nossa lista de e-mails.
  • Importante: Use um agregador/leitor de conteúdos/notícias para acompanhar os itens de ação existentes.
    • Você também pode criar e editar os itens de ação!
  • Opcional: Entre em alguma das salas de mensagem instantânea do grupo
    • IRC: irc://irc.libera.chat/libreplanet-br
    • XMPP: xmpp:usuarios-gnu@salas.suchat.org?join
      • No caso do XMPP, recomenda-se ativar a opção de entrada automática ao adicionar a sala aos favoritos.
      • Além disso, a fim de evitar spam ou vândalos, tivemos que moderar a sala XMPP. Por isso, recomendamos que entres em contato com um membro do grupo para que ele comunique a administração para tornar você um membro. Ele pode se negar a fazer isso caso ele não te conheça.


Membros

LibrePlanet Brasil
Note Grupo brasileiro para ativistas do software livre
Region América do Sul
Area Brasil
Mailing list http://lists.libreplanet.org/mailman/listinfo/libreplanet-br
Website https://libreplanet.org/
Available language(s) Português brasileiro
Contact Adfeno
Members 16
Current status Active
Membros
Adonay Felipe Nogueira
Cascardo
Emulator
Gftg
Jorgemorais
Kaioduarte
Lenharo
Leomd
Lunovox
Marceloakira
Mrd
Phls
Sergiodj
Slomp
Tiagorocha
Valessio


A fazer

Formalizar representatividade nacional na legislação brasileira

Até onde se sabe, isso seria feito através do registro do grupo como uma associação pública, para que um CNPJ seja criado. Todavia, outros recursos além do monetário seriam necessários.

Como alternativa, sugere-se contribuir com a FSFLA para que faça este registro, ou que a Associação Software Livre.Org (ASL) seja convencida a mudar seu estatuto e outros documentos para que foque no fomento do movimento. Apesar de não ser membro oficial de ambas, Adfeno já fez as respectivas propostas até 2019, mas não houve atualização ainda.


Encontrar uma forma de ligar a sala do IRC ao XMPP e vice-versa

Atualmente ambas as salas estão dessincronizadas, o que quer dizer que as mensagens e listas de usuários em ambos não são compartilhados de forma nenhuma.

O método deve usar de um software aprovado em Free Software Directory (diretório de software livre).

User:Cascardo sugeriu usar um puppet/fantoche para representar cada entrante em ambas as salas. Aparentetemente, a Matrix tem essa opção, resta estudar formas de ativá-la.

Em função da complexidade de configuração das pontes no Matrix, do fato de ambos Matrix e XMPP não definirem pontes padrão nos protocolos e considerando que a maioria das pontes requer software não empacotado em distribuições de sistemas em conformidade com a FSDG, optou-se por usar o Hybridbot, que por exemplo, precisa apenas do pacote python-irc do Hyperbola e python-slixmpp do Guix.